top of page

Museu da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa, amada por uns e odiada por tantos outros por causa da sua infinidade de conjugações verbais e regras gramaticais que não vemos com tanta frequência em outros idiomas, mas um fato inegável é toda a sua beleza e imponência.

O conteúdo de hoje é em parceria com a Agência Zero11 Performance Digital, onde vamos falar um pouquinho sobre o Museu da Língua Portuguesa e sua importância cultural para o país e o mundo.

Em 2002 é iniciado o projeto do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, projeto este concebido pela Secretaria de Cultura do estado juntamente com a Fundação Roberto Marinho, no mesmo período que o Prédio da Estação da Luz começou a ser restaurado, sendo inaugurado em 20 de março de 2006 estando presentes diversas autoridades de todos os países lusófonos.


O museu foi idealizado pelo Designer Ralph Appelbaum que também é autor do Museu do Holocausto de Washington e da Sala de Fosseis do Museu de História Natural de Nova York. O projeto arquitetônico ficou por conta de Paulo e Pedro Mendes da Rocha, enquanto da direção do museu é da Socióloga Isa Grinspum Ferraz. São Paulo foi escolhida para abrigar o museu devido ao fato de ser a cidade com o maior número de falantes de português do mundo.


O maior objetivo do Museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa que é considerada como base da cultura no Brasil. Além disso, ele traz aspectos inusitados e muitas vezes desconhecido da nossa língua materna, o que acaba causando espanto em muitos visitantes, pois, grande parte da população, não conhece a origem e a história por trás do português.


No dia 21 de dezembro de 2015 o Museu foi atingido por um incêndio de grandes proporções, causado devido a um curto circuito que teve início no primeiro andar do prédio, tendo que ser mobilizadas 37 viaturas do corpo de bombeiros para conter as chamas. Embora 2 andares tenham sido destruídos pelo fogo, seu acervo não se perdeu, pois o mesmo era virtual sendo rapidamente recuperado através de backups.


Um mês após o incêndio, o Governo do estado, a Secretaria de Cultura, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil assinaram um acordo para realizar a reforma do prédio, sendo reinaugurado em 31 de Julho de 2021.


O museu possui um acervo que combina arte, tecnologia e interatividade e são utilizados objetos, vídeos, sons e imagens projetadas em grandes telas das mais diversas exposições abrigadas, sendo elas divididas em 3 andares.


1º ANDAR

É encontrado o espaço Paulo Freire (Patrono da Educação no Brasil), o administrativo e as exposições temporárias.


2º ANDAR

EXPOSIÇÃO LÍNGUAS DO MUNDO

Os visitantes podem ouvir as várias línguas faladas pelos povos.


EXPOSIÇÃO RUA DA LÍNGUA

Em uma tela de 100 metros são projetadas palavras, textos, imagens e desenhos.


EXPOSIÇÃO NÓS DA LÍNGUA

23 telas expostas com o nome dos países que falam a língua portuguesa próximo delas, sendo algumas interativas.


EXPOSIÇÃO LAÇOS DE FAMÍLIA

Mostra como surgiu a língua portuguesa.


EXPOSIÇÃO PORTUGUÊS DO BRASIL

Expõem a evolução da língua portuguesa desde sua origem. Algumas das telas apresentam textos, outras trazem imagens e algumas são interativas, com vídeos explicando o tópico abordado.


EXPOSIÇÃO PALAVRAS-CRUZADAS

São 8 totens interativos que são complementares a exposição Português do Brasil.


EXPOSIÇÃO LÍNGUAS DO COTIDIANO

Um auditório que exibe oito filmes diferentes.


EXPOSIÇÃO BECO DAS PALAVRAS

Possui três telas interativas, cada uma com palavras diferentes. Quando há a correta interação, as palavras se unem e criam uma nova palavra com um novo significado.


3º ANDAR

Também conhecido como Língua Viva, abriga as seguintes exposições:


EXPOSIÇÃO FALARES

Mostra a diversidade da língua portuguesa em seu vocabulário, sotaques e outras formas de expressão que podem variar em cada lugar.


EXPOSIÇÃO O QUE PODE A LÍNGUA

Nesse auditório são exibidos filmes e poesias, onde, ao final da exposição, os visitantes são convidados a irem para o terraço, onde eles têm uma visão privilegiada da torre do relógio da estação Luz e do Jardim da Luz.


O museu se consolida como uma grande importância da cultura para o Brasil e o mundo, pois, resgata a história da língua portuguesa, seus valores, sua beleza e imponência e com certeza é um espaço que não pode ser deixado de visitar por quem está pela cidade de São Paulo.


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page