top of page

Sobre viajar


Viajar é sempre maravilhoso, a trabalho ou a lazer a gente sempre encontra formas de conhecer algo novo e diferente, pelo menos no meu caso.

Sempre que me preparo para uma nova aventura (vulgo viagem) busco me organizar com lista de coisas que eu preciso levar para a quantidade de dias que passarei no destino, parece algo desnecessário, mas ajuda muito no momento de arrumar as malas, afinal, não podemos esquecer nada de importante em casa. Além disso, sempre penso no dress code do momento e como me preparar para cada etapa.

Pensando nisso, resolvi compartilhar com vocês um pouco de como me organizo para as viagens e como essa organização me ajuda a não esquecer de nada.

LISTAS

Começo a fazer minha lista com 01 mês de antecedência, pois esse prazo mais longo me permite reavaliar tudo o que eu pensei ou trocar alguma coisa no caso de mudança de temperatura (e a gente sabe que pode sim acontecer).



Para as listas, gosto muito de usar o Keep do Google, pois ele me ajuda a ir marcando o que eu já coloquei na mala no momento de arrumar ela, a tarefa se torna mais fácil e menos tediosa.

MALA

O tamanho da mala sempre vai depender do seu destino e o que você pretende fazer nele e se você é influencer ou não (então fica a reflexão). Em minhas viagens dentro do Brasil costumo levar apenas uma mala de mão, isso porque acho mais prático o fato de não precisar despachar quando utilizamos companhia aérea, é chegar no destino, pegar a mala e ir para o hotel (quanto tempo ganhamos em não ter que esperar a mala despachada?). Já em viagens internacionais aconselho a levar uma mala de bordo e uma média ou grande despachada, dependendo do clima do destino (embora eu acredite que viagens de até 01 semana, mesmo internacionais, é possível levar apenas a mala de bordo) e se você é daquele tipo de pessoa que gosta de comprar tudo e mais um pouco.

Meu processo de arrumar a mala costuma iniciar com 01 semana de antecedência para viagens nacionais e 01 mês para viagens internacionais, isso porque posso fazer esse processo com calma, pensando em todas as etapas, afinal, arrumar a mala também pode ser um momento de diversão (ainda mais quando é viagem de lazer) e mesmo com a lista pronta, é importante deixar as coisas bem organizadas dentro da mala.

VIAGEM DE LAZER


Quando falamos em viajar a lazer não podemos deixar passar desapercebido são as experiências que vamos tendo ao longo do processo, por exemplo, a facilidade de contratar o pacote ou escolher companhia e hotel por conta, a receptividade do destino, a facilidade de acesso nas principais atrações. Tudo isso devemos levar em conta, porque são fatores que tornam esse momento mais tranquilo. Outra coisa muito importante a se observar é o clima do local de destino, afinal, mesmo dentro do Brasil conseguimos encontrar situações climáticas diferentes dependendo do local que estamos indo, então, nada mais desagradável que levar peças de roupas erradas.

PASSEIOS

Quando a viagem é de lazer, precisamos pensar nos passeios que queremos fazer X o tempo que temos disponível no lugar então, minhas listas entram novamente em ação. Costumo comprar todos os passeios com antecedência (viva o online) isso me possibilita fugir de longas filas além de garantir que eu vá conseguir ir naquela atração na data desejada.



Divido os dias e o que eu quero fazer em cada um deles, por exemplo, no dia da viagem observo que horas devo chegar no destino e a partir dai começo a definir o tempo para ir até o hotel, o tempo do check-in e o tempo de ir até a primeira atração do dia.

Tento, através de pesquisa, delimitar mais ou menos quanto tempo irei gastar em cada atração/passeio (Sim gente, geralmente sobra tempo que busco fazer outra coisa) e assim vou dividindo meus dias, sempre levando em consideração a localidade.

VIAGEM DE NEGÓCIOS



Quando é viagem de negócios, é preciso ficar atento a localidade do hotel X o local onde você vai trabalhar, ninguém quer perder infinitas horas no trânsito até chegar no trabalho todos os dias, isso já fazemos em nosso cotidiano, por isso, em nossas viagens podemos e devemos amenizar esse processo. Na hora de escolher as roupas que vai levar, opte pelo mais simples possível, que você não precise perder muito tempo escolhendo o look perfeito. Costumo dizer que nesses momentos menos é mais, mas claro, tenha sempre em mente o Dress Code, mas seja sempre você mesmo.

A CASA

Sim, apesar de muitas vezes as pessoas se esquecerem, devemos dar uma atenção especial a nossa casa antes de cada viagem, como por exemplo nos certificarmos que todas as plantas vão ficar bem até retornarmos. Antes de sair, costumo chegar se todas as janelas estão bem fechadas, mesmo morando em apartamento no décimo andar, gosto de deixar tudo bem fechado, ainda mais em minha cidade que o clima muda rapidamente. Além disso, gosto de desligar o registro da água, pois isso evita que acidentes venham a ocorrer durante o período que eu estarei fora, sabe, um cano estourar por exemplo e ficar vazando água, além da conta gigantesca no mês seguinte, teria problemas com o vizinho de baixo no meu caso. Também desligo o registro do gás, isso evita vazamentos e me deixa mais seguro. Eletrônicos e eletrodomésticos deixo na luz somente o essencial (a geladeira) o restante desligo tudo, como eu disse, na minha cidade o clima muda muito fácil, e esse ato pode evitar que algum raio danifique os aparelhos.

Não importa a quantidade de dias e nem o propósito, o importante é se dar esses pequenos momentos de fugas do cotidiano, sair da rotina e fazer algo diferente, pois são essas fugas que possibilitam melhorar a criatividade e despertar novas concepções a respeito de tudo que nos cerca.

Outro fator importante é que não precisamos gastar uma fortuna em cada viagem, ficar nos melhores hotéis e comer nos melhores restaurantes para termos uma boa experiência. Falo isso, porque esses lugares são preparados (ok, não todos) para oferecer a você as melhores e mais incríveis experiências da vida, então, você já está pagando por isso antecipadamente. Lugares mais simples, por outro lado, te ajudam a visualizar e conhecer a realidade do dia-a-dia, aquela situação que 95% das pessoas estão expostas na maior parte do tempo.

E você, como se organiza para as viagens?


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page