top of page

Por que marcas de luxo não fazem promoção?

Já diz a teoria econômica que na lei da oferta e da demanda, quando um produto tem muita oferta e pouca procura o valor dele desce e na mesma linha quando um produto tem pouca oferta e muita procura seu preço vai subir.

Da mesma forma, a demanda acaba influenciada pelos preços, ou seja, quando o preço de um produto sobe a demanda por ele tende a cair e quando o preço baixa a demanda por ele tende a subir.

Mas isso não é o que ocorre com o mercado de luxo.


Fonte: Marketing 4US

É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que vão esperar a promoção de um item para comprar ele ou reclamando que os preços subiram demais nos últimos tempos.

Embora como citado anteriormente o mercado tende a ser regulado pela lei da oferta e da demanda, no mercado de luxo essa ótica se inverte, isso porque, quanto maior o preço maior a demanda por aquele produto.

Isso ocorre porque esse mercado está na linha da exclusividade, ou seja, quem comprar sabe que a probabilidade de esbarrar em outra pessoa com o mesmo item é muito remota e mesmo se ocorrer, tende a passar despercebido.

Fato esse que faz com que as marcas, quando não vendem algum produto / coleção como esperado, acabam queimando suas peças ao invés de fazer o tradicional saldo ou enviar elas para serem vendidas no mercado das pulgas.

Em 2020 saiu um ranking das marcas de luxos mais vendidas do mundo divulgado pela Luxe Digital que realiza essa pesquisa. Eles colocam que até 2025, esse mercado deve atingir os 445 bilhões de dólares, ou seja, estamos falando em um montante gigante para um número de pessoas bem reduzido.

Segundo a pesquisa, apenas 5 marcas de luxo mais vendidas concentram sozinhas 60% da atenção do consumidor digital, sendo elas: Gucci, Louis Vuitton (marca de luxo mais valiosa no ranking da Forbes de 2020 valendo 39 bilhões de dólares), Chanel, Rolex e Dior.

É um mercado extremamente restrito, valioso e que está no poder aquisitivo de poucos e que por não ter a visão de promoções e descontos acaba atraindo olhares, holofotes e despertando o desejo das pessoas, outro fato que faz com que seja um mercado caro. As marcas sabem despertar os desejos mais profundos das pessoas, esse desejo é alto, o alcance exclusivo e os preços elevados, fazendo com que poucos comprem, fazendo com que essa pessoa se sinta diferente perante as outras.

Além disso, temos o fato que muitas pessoas, que não tem o poder aquisitivo para esse mercado, sonham em um dia comprar uma peça de luxo, o que faz com que esse nicho se torne ainda mais exclusivo e a pessoa que o porta mais “interessante” aos olhos de outros.

Dentro do mercado de luxo, os altos valores giram em torno de experiências, desejos e exclusividade, quando você se posiciona nesse mercado e consegue convergir os três pontos principais, independente do preço a ser trabalhado você sempre terá demanda e ela sempre vai atrair a atenção da grande massa.


Comentários


  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Assine para receber conteúdos exclusivos

Obrigado por se inscrever

© 2023 by Arianna Castillo​. Proudly created with Wix.com

bottom of page