06 TENDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO PARA 2022
- Thiago Spagnollo

- 29 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Quem é da área da comunicação sabe da importância de estar sempre atualizado com as tendências, principalmente nessa era digital que tudo pode mudar rapidamente em um piscar de olhos e se antes já era rápido, com a pandemia essas tendências acabaram sendo mais aceleradas ainda.

Pensando nisso, procurei pesquisar e estudar o cenário da comunicação para buscar as principais tendências para o próximo ano e claro dividir com vocês para facilitar o trabalho, não é mesmo.
1 - OmniChannel
Não tem jeito, cada vez mais o consumidor quer escolher o canal de atendimento dele e as empresas precisam estar preparadas, afinal, é uma comunicação constante entre online e offline, a sinergia vem com tudo.
2 - ESG
Sim 2022 será o ano de expansão do ESG (Environmental, Social and Governance), ou no bom portugês Meio-ambiente, social e governança, que leva as empresas a investirem em boas práticas e mudanças de hábitos e com isso entra o Marketing Sustentável, que dará vida a esses projetos trazendo soluções importantes para a sustentabilidade.
3 - Collabs
Seguindo a tendência do momento, as collabs no instagram devem não só seguir em alta como se desenvolver ainda mais, pois, através delas é possível compartilhar likes e insights para as páginas. Então é bom estar atento e buscar por colaborações que possam trazer conteúdo de qualidade e crescimento para seu negócio.
4 - Influenciadores Virtuais
Sim, eles tendem a se expandir de forma muito rápida, mas quem são eles? A mais conhecida deve ser a Lu do Magalu que está sempre nos conteúdos da marca, mas além dela temos uma que não é ligada a uma marca em si, mas que funciona como influencer de fato, a Satiko, um avatar da apresentadora Sabrina Sato que já ultrapassou os 20 mil seguidores no instagram.
5 - Business Intelligence
Os dados passam a comandar todas as estratégias, você já deve ter ouvido por aí que os dados são o novo petróleo, e na comunicação não será diferente, e aqui vale ressaltar que não é a quantidade de dados mas a qualidade desses dados que vão nos ajudar a traçar perfis, gerir o relacionamento com o cliente e criar estratégias de expansão da marca.
6 - Reestruturação da Cultura Organizacional
Mexer em uma cultura organizacional é super difícil e desafiador, principalmente para os profissionais de Relações Públicas e RH, mas será necessária essa mudança na busca de uma mentalidade mais ágil e fluida, quebrando de vez o modelo mega hierarquizado.
Então, já sabia alguma delas? Me conta aqui nos comentários.



Comentários