5 Formas de fazer Marketing de Conteúdo
- Thiago Spagnollo

- 10 de jan. de 2021
- 3 min de leitura

Antes de falarmos sobre as formas de fazer Marketing de Conteúdo, é interessante sabermos o que é esse marketing e para que serve.
Marketing de conteúdo é a estratégia de produzir conteúdos para o público-alvo que possa auxiliá-lo em todo o processo até a compra e atraia também esse público para você de forma natural e espontânea, ou seja, é fazer com que ele lembre da marca no momento de solucionar uma dor através da informação. Em outras palavras, marketing de conteúdo não é falar sobre o que a empresa faz, mas sobre o que os clientes precisam. O seu propósito é educar o público, ganhar autoridade no assunto e consequentemente influenciar na decisão de compra.

Como pudemos observar, o marketing de conteúdo apesar de ressente em sua teoria, se desenvolveu a diversos anos e muitas empresas desde então se utilizaram dele em diversos formatos.
Hoje temos os meios digitais para nos ajudar e abaixo listo para vocês 05 formas de fazer o marketing de conteúdo.
1 BLOG

O primeiro não poderia ser diferente, quando pensamos no exemplo da John Deere da revista sabemos que o custo para produzir ela e distribuir é muito elevado, assim, podemos usar o Blog como forma de disseminar conteúdos de alto valor agregado e com isso marcar presença na vida das pessoas.
Para um Blog bem estruturado, é importante primeiro pensar na estratégia e na periodicidade da postagem, criar pautas que se conectem uma na outra e ter assiduidade nas publicações, ou seja, toda a quinta-feira sai conteúdo novo, assim, a gente cria um padrão para quem quer consumir nosso conteúdo.
2 VÍDEOS

Vídeo é um formato que está em alta e se manterá por muito tempo e temos hoje diversas plataformas para fazer isso, tiktok, youtube, instagram, IGTV, Reels entre outros, o importante é ter uma boa estratégia de vídeos e um roteiro bem elaborado.
Outro ponto importante é que quando colocado vídeos dentro do ambiente de venda, o mesmo pode ajudar a aumentar a intenção compra do usuário, por dar maior segurança no momento da decisão.
3 CONTEÚDOS DE ALTO VALOR

Para que a estratégia de marketing de conteúdo funcione, é preciso pensar em conteúdos que sejam ricos, ou seja, um material que seja educativo e que agregue algum tipo de valor ao leitor.
Além de criar conteúdos educativos, é preciso divulga-los de maneira correta para que a empresa consiga leads. O mais comum é a utilização de Landing Pages, que são páginas voltadas para a conversão, onde você pode oferecer um conteúdo em troca de algumas poucas informações de contato como e-mail, nome, telefone e etc. (Devido a nova LGPD, é extremamente necessário deixar claro ao lead que esses dados serão armazenados e de que forma serão utilizados).
Dentro desse conteúdo de alto valor temos os e-books, infográficos, templates, ferramentas entre outros tantos que podem ser disponibilizados e que vão ajudar esse lead.
4 E-MAIL MARKETING

Quem pensa que o e-mail marketing morreu está muito enganado e saber utilizá-lo de maneira correta pode trazer diversos benefícios para a empresa, afinal, ele é uma excelente forma de disseminar conteúdos, atrair visitantes novos e melhorar o relacionamento com a base de contatos existente. Por ser um canal bastante ágil e de custo baixo é excelente para utilizar em diversas organizações que desejam aplicar estratégias de marketing de conteúdo.
É importante que a empresa trabalhe com a própria base de contatos ou busque um novo mailing através da geração de conteúdo de alto valor, jamais pense na hipótese de comprar uma base de dados, isso só irá prejudicar a empresa. Cuide para não enviar um e-mail contendo uma única imagem, isso pode fazer com que ele seja barrado por mecanismos de segurança. Preocupe-se com a frequência com a qual os e-mails serão disparados, afinal, ninguém que ficar recebendo e-mail a todo momento. E por fim, lembre-se de mensurar os resultados obtidos através do e-mail.
5 REDES SOCIAIS




Comentários