top of page

Como vai ficar o consumo pós pandemia?


Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Como todos sabem, a pandemia chegou sem avisar e pegou a todos desprevenidos, trazendo com ela uma guerra infindável entre saúde e economia, afinal, uma não consegue existir sem a outra e o grande desafio foi tentar balancear as duas e encontrar um meio termo, algo que quando analisamos ficou bem deficitário no Brasil.

A filosofia usa o termo Zeitgeist que em uma tradução livre pode ser entendido como o espírito dos tempos e se refere a uma combinação entre cultura, aspectos sociais e conhecimentos de uma determinada época. Em outras palavras, é o que faz com que sejamos o que somos frente ao contexto ao qual estamos inseridos, ou seja, ele também molda a forma como consumimos diante de determinadas situações.


CONSUMO ONLINE

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo realizou uma pesquisa a qual constatou que os brasileiros aumentaram as suas compras onlines, passaram a usar meios digitais para pagamentos e pretendem manter esses hábitos no pós pandemia. Segundo os dados da pesquisa, 61% das pessoas que compraram online, aumentaram o volume de compra devido ao isolamento social.

Outro ponto a se destacar é as melhorias que foram surgindo no setor de e-commerce, pois com o aumento da demanda e acessos às redes, as lojas precisaram reforçar suas plataformas a fim de garantir uma boa experiência para o usuário. Já as empresas que possuíam apenas lojas físicas, se viram obrigadas a migrar para o online para tentar recuperar um pouco do fluxo de caixa que acabou zerado devido ao fechamento do comércio em diversas cidades.

Além disso, devido ao aumento da demanda, os prazos de entrega também aumentaram, contudo, grande parte das pessoas não veem isso como um problema, visto que, conforme mostra a pesquisa, as comprar tem sido mais planejadas e organizadas, assim o prazo não causando muita interferência, tendo um total de 11% de consumidores que deixaram de comprar on-line devido ao prazo.


AULAS ONLINE

Com a pandemia, muitos estudantes acabaram se vendo obrigados a encarar as aulas de forma remota, ou seja, online, mesmo os mais desorganizados tiveram que encontrar uma estratégia para manter seus aprendizados em dia.

Nas escolas de ensino fundamental e médio, a probabilidade dos alunos seguirem ao menos um ensino híbrido, ou seja, que mescla o presencial e o virtual, é muito grande, visto a quantidade de conteúdos que os mesmos não conseguiram absorver, principalmente quando falamos no ensino público, onde muitos não tem acesso às aulas virtuais.

Já no caso de universidades, mesmo os mais avessos a essa metodologia de aprendizagem tiveram que se adaptar e moldar os horários, assim conseguindo manter seus estudos, o que já era esperado é que muitos iriam acabar simpatizando com o formato assim migrando definitivamente do presencial para o virtual devido a flexibilidade de poder estar em qualquer lugar com acesso à internet para realizar as atividades.


MODA

A moda sempre se moldou ao tempo em que esteve presente e não seria diferente agora. Se voltarmos na história, vemos diversos acontecimentos que marcaram época e a forma de se vestir, como por exemplo na primeira guerra mundial que as mulheres tiveram que assumir o papel do homem nas indústrias e assim passaram a vestir roupas masculinas. Hoje a tendência da mudança também é visível, principalmente se tratando em sustentabilidade, onde as discussões em torno do assunto têm ganhado os holofotes e as pessoas passaram a se preocupar com isso também. Essa preocupação faz com que os excessos sejam reduzidos e as pessoas comecem a repensar o guarda roupa e apostar em peças mais coringas que podem ser usadas de diversas formas e com durabilidade estendida, ou seja, usar uma peça diferente a cada evento está definitivamente fora de moda.

Outro fator importante a se analisar é que a busca pelo artesanato brasileiro e regionalidade também aumentaram, ao invés de buscarmos por referências europeias começamos a destacar mais a própria identidade e toda a diversidade cultural do nosso país.


TRANSMISSÃO AO VIVO E POSSIBILIDADE DE COMPRA

Essa é uma modalidade que já existia na China e que tem crescido muito por lá também, ou seja, a loja faz uma live e na mesma live a pessoa pode observar o produto e comprar ele ao mesmo tempo, marcando o início de uma nova forma de venda e relacionamento com o consumidor, assim, usando o time do encantamento para efetivar a venda.

Aqui no Brasil vemos empresas como a Americanas investindo muito nesse formato, onde a mesma realiza diversas lives em seu aplicativo oficial e durante a live os consumidores podem já adquirir o produto sem a necessidade de ter que pesquisar e procurar por ele, eficiente para quem vende e prático para quem compra.

Com certeza essa é uma tendência que deve crescer e muito no Brasil nos próximos meses, já imaginou um chefe fazendo uma refeição no Super Mercado e durante a live você já poder ir observando e comprando os produtos ao mesmo tempo para replicar a receita em casa? A tecnologia está nos proporcionando novas experiências e novas formas de consumir.


SAÚDE

Estando em casa 24 horas por dia praticamente e em constante contato com lives de academias, nutricionistas, chefes de cozinhas e etc., as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e bem-estar, muitas delas aderindo à uma alimentação mais saudável, comportamento esse que tende a se manter pelos próximos meses. A buscar por uma alimentação mais equilibrada começa a ocorrer devido ao tempo que as pessoas acabam dispondo em casa, visto que diminuindo o período de deslocamento de casa ao trabalho, elas passaram a preparar a própria refeição e assim a pensar em pratos práticos, gostosos, mas com poucas calorias. (Adendo: aqui sou uma exceção hehehehe). Ainda, podemos colocar a telemedicina que tem ganhado cada vez mais espaço, surgindo assim planos para consultas onlines e de certa forma bastante acessíveis, ou seja, o médico na palma da sua mão, sem precisar enfrentar filas gigantescas ou marcar consulta com antecedência.


Assim, observamos que a forma de consumir das pessoas tem mudado durante esse período e essa mudança tende a permanecer mesmo após o surgimento da vacina, pois a maior parte delas acabam facilitando e muito a nossa vida o que nos deixa bem mais a vontade para tudo.

Comentários


  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
Assine para receber conteúdos exclusivos

Obrigado por se inscrever

© 2023 by Arianna Castillo​. Proudly created with Wix.com

bottom of page